sábado, 27 de dezembro de 2008

Vantagens e desvantagens da vida rural

Veremos agora, alguns dos aspectos positivos e negativos da vida numa comunidade rural. Em primeiro lugar analisaremos os fatores positivos porque eles constituem a razão de ser da permanência das pessoas em suas localidades.
Para o habitante do meio rural, a vida no campo é mais simples, e ele pode viver dentro dela sem muita preocupação com etiquetas, com vestuário e coisas mais. O homem habituados desde cedo a esse tipo de vida, é dentro dela que se sente feliz. Para ele a vida é mais ruidosa e agitada, enquanto o campo lhe oferece um ambiente tranqüilo, sem muitas alterações na sua vida, a não ser quando as estações do ano se mudam, obrigando-o também, a modificar algumas de suas formas de comportamento.
Outra vantagem é o contato com a natureza. A vida em campo aberto lhe dá ainda uma sensação de liberdade e não o escraviza muito ao quadrante de um relógio. Ele só vai à cidade por absoluta necessidade e, quando isso acontece, seu pensamento constante é regressar o mais depressa possível à tranqüilidade e ao ar puro do campo.
Na comunidade rural, todos são conhecidos e se tratam com muita intimidade, o que não ocorre na cidade. No campo, os contatos primários, ao passo que nas grandes cidades, os contatos são denominantemente secundários, funcionais e despersonalizados.
A vida ao ar livre constitui, para o homem rural, uma das maiores recompensas do trabalho duro que venha a existir. A cidade para ele é muito poluída pela fumaça dos veículos e das fábricas que decorrem de seu próprio dinamismo. No campo, porém, não há nada disso, porque só se ouve o rumorejo das árvores, o canto das aves e o barulho das águas e vozes conhecidas. Tudo isso lhe dá a sensação de domínio sobre todas as coisas.
Com relação aos fatores negativos da vida do campo, podemos enumerar os seguintes:
Na área rural, o homem vive privado de grande número de recursos que podem contribuir grandemente para o seu conforto e bem-estar. Muitas das instituições da cidade não existem no campo. Suas escolas são mais precárias que as da cidade; os serviços de saúde na cidade são mais eficientes e desenvolvidos que no campo; a própria igreja dá mais assistência na comunidade urbana que no meio rural.
No rural, os meios de transporte são muito mais morosos e mais difíceis que na cidade, além de estar sujeitos às variações do tempo como forte seca ou inverno, este que torna o acesso a outros lugares mais difíceis.
De todos os fatores mais negativos da vida rural, o que pesa mais para aqueles que vivem da terra se relaciona com o fator tempo. Se o tempo corre bem, a produção torna-se abundante, e quando esta fica abundante, há uma tendência natural para a queda dos preços, afetando consideravelmente a sua vida econômica e social. Se por outro lado for mal para ele e para os demais habitantes da área, a conseqüência natural é a escassez de produtos e encarecimento das utilidades que ele adquire na cidade, e sérios prejuízos econômicos e financeiros.
Para se livrar dessas duas situações desvantajosas só há um caminho: o da organização.

37 comentários:

  1. Olá Danny Rocha, li seu artigo sobre as vantagens e desvantagens da zona rural e gostei muito. Penso também, que as pessoas do campo são colaboradoras para a produção de alimentos e matérias-primas que garantem o abastecimento da população!

    Abraços

    Patricia

    ResponderExcluir
  2. vc é um pessoa muito legal gostei muito da sua reportagem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o comentario, na escola k frequento eu e os meus colegas tivemos de realizar um trabalho sobre as vantagens e desvantagens na vida rural e campo, qual seria a melhor opçao. Pois eu vivi no campo e na cidade e adoro os dois.A escolha é muito relativa, para mim a vida nao é uma pergunta a ser respondida, mas sim um misterio a ser desvendado.......

    ResponderExcluir
  4. chamo-me ilney de Mocambique e adorei o trabalho,aprendi muito com.experero um dia poder viver e aprender mais.

    ResponderExcluir
  5. muito pequeno e chato naum gostei =( bem feito

    ResponderExcluir
  6. Gostei embora podesse estar mais completo...bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom gostey tanto que usei até para fazer trabalho de Geografia

    ResponderExcluir
  8. Put's é maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. um gostei mto do seu texto,simples e objetivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Pô manoloo gostei ! aprovadoo ! vou usar no meu trabalho da escola ! obrigada Danny !

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito no meu trabalho de escola, muuito bom. obg =D

    ResponderExcluir
  12. ELE É ÓTIMO ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DE CIENCIAS.

    ResponderExcluir
  13. obrigado ajudou muito!

    ResponderExcluir
  14. adorei seu texto vc esta de parabens Danny Ass:José antonio

    ResponderExcluir
  15. adorei, parabens ajudou meu filho no trabalho de geografia Ass; Nancy

    ResponderExcluir
  16. valeu por me ajudar no meu dever de cas
    a

    ResponderExcluir
  17. voce fala muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    é isso é legal ;)

    ResponderExcluir
  18. isso e de+ pra mim copiar vou ficar cansada...xau

    ResponderExcluir
  19. gfbjucndndcbnjvnkjnjfkadsnJKENJNVJBNVJBNVJDNJNJJNJjnds\jnsjnbjjb jzs\nknklnmskjzn jnm bh \jvnjdenjcv jbv c jnsjnmfbkjnm

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei,pois essa materia me ajudou a ter uma base para fazer uma redação!!

    ResponderExcluir
  21. FICO UM MAXIMO PARABENS DANY

    ResponderExcluir
  22. Gostei sim , porque a minha irmã tem o trabalho pro dia seguinte e eu tenho que pesquisar...Enfim eu e ela adoramos,muito obrigado mesmo por nos ajudar =D

    ResponderExcluir
  23. esse comentario me ajudou muito para meu trabalho de escol.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada mesmo, vou usar algumas dessas ideias para a minha redação!! Ajudou muito

    ResponderExcluir
  25. Olá, achei muito interessante e legal o seu texto.. Achei nele tudo o q precisava e procurava!!

    ResponderExcluir
  26. Usei esse texto para fazer um trabalho,muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  27. obrigado ajuodou me para o meu trabalho de CLC

    ResponderExcluir
  28. obrigado vou fazer meu trabalho de geografia baseado no seu resuminho! vlw

    ResponderExcluir
  29. vai si fuder cadelinha!!!!

    ResponderExcluir