sábado, 27 de dezembro de 2008

Vantagens e desvantagens da vida rural

Veremos agora, alguns dos aspectos positivos e negativos da vida numa comunidade rural. Em primeiro lugar analisaremos os fatores positivos porque eles constituem a razão de ser da permanência das pessoas em suas localidades.
Para o habitante do meio rural, a vida no campo é mais simples, e ele pode viver dentro dela sem muita preocupação com etiquetas, com vestuário e coisas mais. O homem habituados desde cedo a esse tipo de vida, é dentro dela que se sente feliz. Para ele a vida é mais ruidosa e agitada, enquanto o campo lhe oferece um ambiente tranqüilo, sem muitas alterações na sua vida, a não ser quando as estações do ano se mudam, obrigando-o também, a modificar algumas de suas formas de comportamento.
Outra vantagem é o contato com a natureza. A vida em campo aberto lhe dá ainda uma sensação de liberdade e não o escraviza muito ao quadrante de um relógio. Ele só vai à cidade por absoluta necessidade e, quando isso acontece, seu pensamento constante é regressar o mais depressa possível à tranqüilidade e ao ar puro do campo.
Na comunidade rural, todos são conhecidos e se tratam com muita intimidade, o que não ocorre na cidade. No campo, os contatos primários, ao passo que nas grandes cidades, os contatos são denominantemente secundários, funcionais e despersonalizados.
A vida ao ar livre constitui, para o homem rural, uma das maiores recompensas do trabalho duro que venha a existir. A cidade para ele é muito poluída pela fumaça dos veículos e das fábricas que decorrem de seu próprio dinamismo. No campo, porém, não há nada disso, porque só se ouve o rumorejo das árvores, o canto das aves e o barulho das águas e vozes conhecidas. Tudo isso lhe dá a sensação de domínio sobre todas as coisas.
Com relação aos fatores negativos da vida do campo, podemos enumerar os seguintes:
Na área rural, o homem vive privado de grande número de recursos que podem contribuir grandemente para o seu conforto e bem-estar. Muitas das instituições da cidade não existem no campo. Suas escolas são mais precárias que as da cidade; os serviços de saúde na cidade são mais eficientes e desenvolvidos que no campo; a própria igreja dá mais assistência na comunidade urbana que no meio rural.
No rural, os meios de transporte são muito mais morosos e mais difíceis que na cidade, além de estar sujeitos às variações do tempo como forte seca ou inverno, este que torna o acesso a outros lugares mais difíceis.
De todos os fatores mais negativos da vida rural, o que pesa mais para aqueles que vivem da terra se relaciona com o fator tempo. Se o tempo corre bem, a produção torna-se abundante, e quando esta fica abundante, há uma tendência natural para a queda dos preços, afetando consideravelmente a sua vida econômica e social. Se por outro lado for mal para ele e para os demais habitantes da área, a conseqüência natural é a escassez de produtos e encarecimento das utilidades que ele adquire na cidade, e sérios prejuízos econômicos e financeiros.
Para se livrar dessas duas situações desvantajosas só há um caminho: o da organização.

43 comentários:

  1. Olá Danny Rocha, li seu artigo sobre as vantagens e desvantagens da zona rural e gostei muito. Penso também, que as pessoas do campo são colaboradoras para a produção de alimentos e matérias-primas que garantem o abastecimento da população!

    Abraços

    Patricia

    ResponderExcluir
  2. vc é um pessoa muito legal gostei muito da sua reportagem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o comentario, na escola k frequento eu e os meus colegas tivemos de realizar um trabalho sobre as vantagens e desvantagens na vida rural e campo, qual seria a melhor opçao. Pois eu vivi no campo e na cidade e adoro os dois.A escolha é muito relativa, para mim a vida nao é uma pergunta a ser respondida, mas sim um misterio a ser desvendado.......

    ResponderExcluir
  4. chamo-me ilney de Mocambique e adorei o trabalho,aprendi muito com.experero um dia poder viver e aprender mais.

    ResponderExcluir
  5. muito pequeno e chato naum gostei =( bem feito

    ResponderExcluir
  6. Gostei embora podesse estar mais completo...bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom gostey tanto que usei até para fazer trabalho de Geografia

    ResponderExcluir
  8. um gostei mto do seu texto,simples e objetivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Pô manoloo gostei ! aprovadoo ! vou usar no meu trabalho da escola ! obrigada Danny !

    ResponderExcluir
  10. Me ajudou muito no meu trabalho de escola, muuito bom. obg =D

    ResponderExcluir
  11. ELE É ÓTIMO ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DE CIENCIAS.

    ResponderExcluir
  12. obrigado ajudou muito!

    ResponderExcluir
  13. adorei seu texto vc esta de parabens Danny Ass:José antonio

    ResponderExcluir
  14. adorei, parabens ajudou meu filho no trabalho de geografia Ass; Nancy

    ResponderExcluir
  15. valeu por me ajudar no meu dever de cas
    a

    ResponderExcluir
  16. voce fala muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    é isso é legal ;)

    ResponderExcluir
  17. isso e de+ pra mim copiar vou ficar cansada...xau

    ResponderExcluir
  18. gfbjucndndcbnjvnkjnjfkadsnJKENJNVJBNVJBNVJDNJNJJNJjnds\jnsjnbjjb jzs\nknklnmskjzn jnm bh \jvnjdenjcv jbv c jnsjnmfbkjnm

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei,pois essa materia me ajudou a ter uma base para fazer uma redação!!

    ResponderExcluir
  20. FICO UM MAXIMO PARABENS DANY

    ResponderExcluir
  21. Gostei sim , porque a minha irmã tem o trabalho pro dia seguinte e eu tenho que pesquisar...Enfim eu e ela adoramos,muito obrigado mesmo por nos ajudar =D

    ResponderExcluir
  22. esse comentario me ajudou muito para meu trabalho de escol.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada mesmo, vou usar algumas dessas ideias para a minha redação!! Ajudou muito

    ResponderExcluir
  24. Olá, achei muito interessante e legal o seu texto.. Achei nele tudo o q precisava e procurava!!

    ResponderExcluir
  25. Usei esse texto para fazer um trabalho,muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  26. obrigado ajuodou me para o meu trabalho de CLC

    ResponderExcluir
  27. obrigado vou fazer meu trabalho de geografia baseado no seu resuminho! vlw

    ResponderExcluir
  28. vai si fuder cadelinha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo! porque da ofensa,se não gostou tudo bem! acho que a cidade está te fazendo muito mal, e poderia descansar um pouco no campo, e quem sabe você aprende a ter educação.

      Excluir
  29. Gostei! Mas poderia ser mais completo, e não ficou claro que és do campo e estás feliz no campo, me pareceu que lhe falta alguma coisa para ser totalmente feliz.

    Poderia acrescentar que hoje muitas cidade do interior já possuem áreas urbanas com um bom comércio e áreas rurais, onde já se pode comprar o necessário com mais facilidade.

    Eu prefiro os municípios com menos de vinte mil habitantes, porque os grandes já possuem tudo de ruim que as cidades.

    Tenho 56 anos, nascido em cidade e vivo em cidade, e todos os dias fico contanto tempo para me aposentar e viver definitivamente no interior, e não necessariamente em área rural.

    Um abraço.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  30. muito obrigada pelo seu texto crida, me ajudou muito no trabalho de escola(para frances)

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, está de parabens me ajudou a ajudar a minha irmã, ela tinha um trabalho da escola e com essa ajuda tudo ficou mais facil.

    De Angola para ti com muito carinho.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir