sábado, 27 de dezembro de 2008

Psicologia rural e movimentos sociais

Vida Rural: Constitui uma forma de vida que abrange todos os membros que vivem em uma coletividade rural, trabalham na agricultura ou em outras atividades diferentes. Formaria também parte aquele que vive ou reside em uma localidade rural ainda que diariamente se translade a outras localidades, rurais, urbanas, para realizar suas atividades. 18% da população brasileira vivem em municípios com características rurais, estes que representam ¾ dos municípios brasileiros.

Ao falar sobre rural e agro no Brasil, implica falar também no Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e no processo de reforma agrária. Conforme os últimos dados disponíveis pelo INCRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária) foram criados em todo território nacional, cerca de 2.500 assentamentos, atendendo nos últimos seis anos aproximadamente 550.000 (quinhentos e cinqüenta mil) famílias (www.incra.gov.br) atingindo uma população estimada de mais de dois milhões de pessoas. São números grandes, proporcionais ao tamanho dos problemas do Brasil nessa área.

A implementação de projetos de assentamento tem sido constantemente apontada como uma das ações da reforma agrária que pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento rural no Brasil.
Porém, existem diversos impactos sociais políticos e econômicos que esse tipo de ação pode gerar nas comunidades locais. Além desses impactos, existem outros em termos de análises psicossociais e subjetivas dessa população, tais como a violência e os conflitos que ocorrem entre os diversos grupos envolvidos neste processo.
Diante disso, a psicologia social pode participar de forma mais ativa na investigação dos aspectos que regem as relações dos grupos componentes do ambiente rural para servir de base referencial para as intervenções governamentais e privadas. É essencial conhecer as crenças e expectativas dos indivíduos envolvidos no processo, pois essas variáveis concorrem para a formação das normas e pautas de conduta dos grupos. A intervenção de um psicólogo social em um ambiente de construção de identidade social e das relações intra e intergrupais de uma comunidade pode tornar mais eficaz o trabalho de implantação de um projeto, principalmente quando seu êxito e o processo de tomada de decisão incluem a integração grupal.
A psicologia é capaz de oferecer diversos serviços necessários e específicos da área de saúde mental, como: trabalhos avaliação de políticas públicas, sobre cooperativismo e associacionismo, nas cooperativas, nos assentamentos agrários, agroindústria, auxiliar no desenho e na avaliação em modelos de atenção em saúde e educação, como também avaliar o impacto das políticas públicas na comunidade local. Esses serviços podem beneficiar a limitação do caos que se encontra nas grandes cidades, na medida em que sejam ofertadas melhores condições de vida nos pequenos municípios, e atraindo de volta os que partiram, e fixando ali os que não desejam sair.
A psicologia deve e pode apontar conhecimentos que ajudem as pessoas a relacionar-se melhor com o ambiente em que vivem, facilitando o desenvolvimento do meio rural. Partindo do entendimento da realidade rural, esta se tornaria um vasto campo de trabalho para as pessoas, inclusive para o profissional de psicologia.

Um comentário:

  1. Olá, sou Márcia, psicóloga(RS),Tenho um belo trabalho de psicologia rural, criado e desenvolvido por mim, data 1999-2003,após não consegui mais parcerias e faltaram recursos financeiros. Se tiveres interesse em conhecê-lo, saber mais informações, mande uma mensagem para m.tiac@bol.com.br Abraços.

    ResponderExcluir