sábado, 27 de dezembro de 2008

Por uma psicologia rural

Kurt Lewin foi um dos primeiros a trazer a psicologia para mais perto dos problemas sociais, fato é que é possível encontrar muitos psicólogos estudando ou desenvolvendo ações visando à aplicação dos nossos conhecimentos a atividades próximas à realidade cotidiana.
Porém, é certo que por mais que a psicologia esteja levando em conta a realidade brasileira, com sua cultura, sutilezas e peculiaridades, há uma predominância da psicologia urbana. Essa tendência deve-se ao fato de que os psicólogos são frutos do desenvolvimento e da migração do campo para as cidades, e nos deparamos mais com os problemas urbanos que requerem uma aplicação imediata, e os que originam como a organização fundiária e as políticas públicas para o meio rural ficam sem receber atenção.
É importante salientar que a área rural constitui um campo muito rico de pesquisas e trabalhos a serem desenvolvidos. Vale lembrar que áreas do conhecimento como a sociologia possui uma ramificação de estudos voltados a vida rural, a economia também direciona uma parte de seu esforço para aspectos dessa realidade, e em conjunto com essas áreas, a psicologia tem muito a contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades rurais de nosso país, como trabalhos em avaliação de políticas públicas, na área das organizações sobre cooperativismo e associacionismo, resolução de conflitos, transferência de tecnologias, saúde mental e bem-estar psicológico entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário