sábado, 27 de dezembro de 2008

De que forma a psicologia pode contribuir com o meio rural?

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA O MEIO RURAL
A psicologia é capaz de oferecer diversos serviços necessários e específicos da área de saúde mental, como trabalhos avaliação de políticas públicas, sobre cooperativismo e associacionismo, nas cooperativas, nos assentamentos agrários, agroindústria, na saúde e educação rural.
Os psicólogos podem auxiliar no desenho e na avaliação em modelos de atenção em saúde e educação, como também avaliar o impacto das políticas públicas na comunidade local. Esses serviços podem beneficiar a limitação do caos que se encontra nas grandes cidades, na medida em que sejam ofertadas melhores condições de vida nos pequenos municípios, e atraindo de volta os que partiram, e fixando ali os que não desejam sair.
Também com relação à transferência de tecnologias para o homem do campo, afinal de contas os processos de aprendizagem tem sido um dos pilares de estudos da psicologia, e mais, o processo de transferência de tecnologias envolve comunicação, aprendizagem e a tomada de decisão para inovar, e não é fácil mudar comportamentos. O profissional que servirá como ponte para essa transferência não pode motivar ninguém. Ele pode fazer com que os agricultores conheçam ou sintam sua própria motivação, de modo que, consciente de seu interesse, sinto desejo de submeter-se ao esforço necessário para mudar. Quanto a isso a psicologia também possui uma série de ferramentas.
Com relação aos estudos sobre o trabalho é um campo a ser preenchido. Segurança e proteção individual quanto ao uso de pesticidas e fungicidas, ergonomia, adestramento de animais são demandas que podem constituir um campo de trabalhos e pesquisa muito rico.
Albuquerque e Cirino (2001) destacam que a psicologia deve e pode apontar conhecimentos que ajudem as pessoas habitantes do meio rural, a relacionar-se melhor com o ambiente em que vivem. A contribuição da psicologia social pode ser de grande importância para a facilitação e o desenvolvimento do meio rural. Partindo do entendimento da realidade rural, esta se tornaria um vasto campo de trabalho para as pessoas, inclusive para o profissional de psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário