sexta-feira, 12 de junho de 2009

QUESTÕES NO FILME "O MEDO DA VERDADE"

O filme “O medo da Verdade” apresenta duas cenas com dilemas difíceis de resolver.


MORTE DO PEDÓFILO:

A primeira é a cena em que o Detetive Patrick Kenzie entra no quarto do pedófilo, encontra o corpo do garoto desaparecido, fica enojado com a cena e revoltado com o crime bárbaro, atira para matar na cabeça no pedófilo. A questão é: foi a atitude correta a fazer? Teria ele o direito de tirar a vida de alguém, mesmo sendo um criminoso?
Pela versão jurídica, acredito que não deveria, já que o criminoso estava desarmado e não oferecia perigo para a vida do jovem detetivo, e poderia ser detido, passar por um julgamento no tribunal e pagar por seu delito na prisão como muitos outros. No entanto, pela moral, acredito que ele agiu corretamente ao fazer justiça no próprio local, já que por muito tempo, antes de haver uma legislação para crimes desta categoria, era justo proceder desta forma, eliminando de vez um criminoso que comete atrocidades com crianças indefesas.
Acredito que a reação da maioria das pessoas seria esta, mas no final, muitos estariam se perguntando se havia tomado atitude correta ou não. Acredito que a influência de seus princípios cristão estava pesando bastante, sobre matar. Ele se culpava por ter pecado ao tirar a vida de uma pessoa, no entanto, a própria Bíblia no Antigo Testamento apoiava atitudes como a que ele havia tomado.

ENTREGAR O POLICIAL:

Esse filme nesta cena logo no final, nos mostra duas formas de agir, duas atitudes a ser tomadas, uma moral outra jurídica. A moral nos diz para dar uma vida melhor a Amanda McCready, mas a juridicidade diz-nos para devolvê-la à mãe, á sua família de origem. Na verdade, esse filme retrata uma luta, entre a moral e o direito, que nem sempre significa justiça, e ainda entre fazer o que é certo ou fazer o que é melhor para a criança.
A justiça pode se sobrepor à esperança de uma vida melhor. Foi um filme muito polêmico, também me sentiria da mesma forma. Por um lado, a justiça, por outro, a emoção, e diante de todos os acontecimentos, mentiras e dissimulações, a justiça falou mais alto, e Patrick estava praticamente decidido sobre o que fazer ao encontrar a menina, devolver à sua família.
Muito foi questionado sobre sua inexperiência, sobre a pouca idade, e a melhor decisão a fazer. Acredito que isto também influenciou suas escolhas, sua visão de justiça, do certo e errado, enquanto que os outros detetives, descrentes na justiça, fizeram suas escolhas com base no jargão popular: Os fins justificam os meios, ou seja, o bem-estar da criança, seu futuro e melhores perspectivas de vida, comparado ao que sua mãe, viciada em drogas, prostituta e negligente principalmente com a filha, poderia lhe oferecer. Os meios neste caso, foram extremos, pessoas morreram, muito sofrimento e comoção geral na população, tudo por conta de dinheiro e revolta contra a pessoa da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário